© 2017 Ana Carolina Pereira Costa. Todos os direitos reservados. 

February 24, 2019

December 11, 2017

October 9, 2017

June 18, 2017

April 17, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Coma mais devagar e... Gaste mais calorias

October 13, 2015

Acho que ninguém vai discordar que comer devagar tem suas vantagens: você aprecia mais a comida; facilita seu trabalho digestivo; é capaz de perceber melhor os sinais de saciedade, o que talvez faça com que coma menos... E agora os pesquisadores descobriram mais um benefício: quando você come devagar, seu corpo gasta mais calorias para digerir a comida.

O estudo (veja aqui) consistiu no seguinte: mulheres obesas na pré menopausa fizeram uma mesma refeição em dois dias distintos. No dia 1, a comida foi consumida por elas em 40 minutos, e no dia 2 em apenas 10 minutos. Avaliações metabólicas e de composição corporal também foram feitas em ambas as ocasiões. O que se viu foi que quando as mulheres comeram mais lentamente, o efeito térmico dos alimentos – a quantidade de calorias   que o corpo gasta a fim de fazer a digestão do que comemos – foi maior, bem como os níveis de adiponectina – substância que protege a saúde cardiovascular e aumenta a sensibilidade à insulina. 

Apesar da amostra pequena (dez mulheres voluntárias), o estudo foi muito bem conduzido e, na prática, seus resultados sugerem que comer devagar poderia contribuir, a longo prazo, com uma perda de peso modesta, mesmo que o indivíduo não mude em nada a quantidade e o tipo de alimento que está comendo.

E você, já planejou e reservou um tempo razoável para fazer suas refeições hoje?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags