© 2017 Ana Carolina Pereira Costa. Todos os direitos reservados. 

February 24, 2019

December 11, 2017

October 9, 2017

June 18, 2017

April 17, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

O que chocolate e atenção plena têm a ver com seu humor?

March 15, 2017

O comer com atenção plena (mindful eating) convida a pessoa a direcionar sua atenção para a todas as dimensões envolvidas no ato alimentar, inclusive para as sensações vivenciadas após o comer, de forma curiosa, aberta e não julgadora. Como já coloquei em outros textos do blog, o comer com atenção plena não tem por objetivo emagrecer ninguém e nem aumentar/reduzir o consumo de determinados alimentos. É “simplesmente” uma maneira particular de trazer a atenção para nossa relação com a comida.

 

Um estudo recente, publicado na revista Appetite, avaliou o efeito do “consumo mindful” de chocolate (veja no vídeo abaixo) sobre o humor. Uma amostra de 258 jovens foi dividida em quatro grupos: dois comeram 15g de chocolate (com e sem atenção plena) e dois comeram 17g de crackers (com e sem atenção plena também).

 

Os indivíduos que comeram o chocolate com atenção plena tiveram um maior aumento em estados positivos de humor, medidos por diversos instrumentos/escalas, em comparação com os demais grupos.

 

Além de muito bem feito, este estudo traz a meu ver uma implicação prática interessante: o potencial que as estratégias de mindful eating têm de reduzir o volume de alimentos consumidos num episódio de comer emocional. Muitas pessoas referem buscar o chocolate em alguns horários específicos do dia com objetivo de se sentirem menos estressadas, mais alegres... Talvez, se elas comerem com atenção plena, podem obter um pouco de prazer com uma porção menor dessa delícia.

 

Até o próximo post!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags