© 2017 Ana Carolina Pereira Costa. Todos os direitos reservados. 

February 24, 2019

December 11, 2017

October 9, 2017

June 18, 2017

April 17, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Sejamos curiosos

October 9, 2017

 

 

Lendo o novo livro do americano Robert Wright – um dos grandes nomes da psicologia evolucionista –, “Why Buddhism is true” (“Por que o Budismo é verdadeiro”, sem tradução para o português), me chamou atenção a passagem em que ele diz que todo tipo de curiosidade envolve o despertar de emoções. Estudos de neuroimagem têm mostrado que um estado de mente curioso ativa nosso sistema de dopamina, isto é, o sistema envolvido em motivação, recompensa, desejo e prazer.

 

Esse trecho me fez refletir pois me espanta como a maioria das pessoas ainda tem pouca curiosidade a respeito da relação que estabelecem com a comida. Não buscam entender por que e como estão comendo, quais são os fatores que influenciam sua escolha alimentar. Buscam, ao invés, uma resposta pronta, um conjunto de regras e orientações autoimpostas sobre o que devem comer, em nome de uma saúde puramente biológica e um padrão estético mais desejado. Estamos sedados pelas redes sociais, que mostram profissionais de saúde com ética duvidosa e ânsia por autopromoção, propagando um “estilo de vida” pouco condizente com a vida real da maior parte das pessoas. 

 

As pessoas não fomentam sua curiosidade alimentar pois as emoções geradas são culpa e julgamento, ao invés de contentamento e recompensa pelo aprendizado que o estado curioso promove. Estamos cobrando demais de nós mesmos e do nosso relacionamento com a comida.

 

Meu convite: que tal construir uma relação mais neutra e mais pacífica com a comida, para dessa forma conseguir despertar a curiosidade a respeito de si mesmo?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags